A Podologia é a arte na setor da saúde, especializada na investigação, advertência, reconhecimento e tratamento das modificações que afetam o pé e as suas repercussões no corpo humano, sendo o Podólogo o profissional de saúde conforme adaptado para o tratamento das patologias do pé.
Áreas de ação da Podologia
- Podologia Maior parte (Análise estática e ação do pé)
- Podologia Infantil (Tratamento do pé da criança)
- Podologia Geriátrica (Tratamento do pé do ancião)
- Pé de Perigo (Pé diabético, pé neurológico, pé vascular)
- Podologia Desportiva (Análise e tratamento do pé do desportista)
- Podologia no trabalho (Análise e avaliação do pé acertado a cada situação profissional)
- Podologia Preventiva (Advertência das patologias/modificações do pé)
O Podólogo trata da saúde dos seus membro
Os nossos pés são o nosso essencial meio de transporte, carregando-nos numa trajeto de 128.000 quilômetros no decorrer de toda a nossa vida, o afim a 3 vezes a volta ao mundo, porém são a parte do nosso corpo mais esquecida e negligenciada.
Quem são os Podólogos ?
Os Podólogos, são profissionais de saúde, responsáveis pelo reconhecimento e tratamento de modificações específicas dos pé s e dos afiliados inferiores, inclusive os complicações dos pé s associados a outras modificações sistêmicas, tais tendo como exemplo a diabete ou a artrite.
Visto que é que os nossos pé s necessitam de tratamento especializado?
Os nossos pé s são bastante complexos, são eles que alojam um quarto de todos os ossos do corpo, além de possuírem uma complexa barga de músculos, ligamentos e articulações. Os nossos pé s são vulneráveis a ferimentos e doenças; há descritas acima de trezentas condições patológicas dos pés.
Por volta dos cinquenta anos de idade, os pé s perderam por volta de meio da personalidade de absorvimento de abalo conferida pelo panículo adiposo do pé (gordura da planta do pé causador da absorvimento dos impactos ao longo a andamento).
MEMBRO EM PERIGO
Alguns pés abrange necessidades especiais
- pé da criança
- pé do desportista
- pé do agente
- pé do ancião
- pé abalado por doenças
Os pés das crianças estão também em progresso e são frágeis. Eles são capazes de ser fácil afetados pelo consumo de calçado mal acertado. A examinação prematuro do pé da criança é uma indicador preventiva. Abatimento aberrante do calçado; abominoso ajuda dos pés, modificações dermatológicas, tendo como exemplo verrugas, modificações das unhas, modificações da andamento, dores nos pés, cair comum, são vestígios de potenciais complicações.
O reconhecimento e o tratamento prematuro do pé da criança é essencial para abonar um desenvolvimento correto e proteger-se o advento de modificações estruturais e funcionais. O desenvolvimento e progresso do pé da criança precisam ser acompanhados pelo Podólogo assegurando um tratamento especializado e personalizado.
As atividades desportivas andar, correr, agredir – acarretam uma grande ação física para o corpo, bastante mais que as atividades normais do dia-a-dia. Enquanto corremos, os pé s são capazes de abarcar até 3 vezes o peso do nosso peso.
Em vista disso, não é abrupto que as modificações patológicas do pé e do afiliado inferior constituam uma grande afinidade das lesões desportivas.
Os Podólogos compreendem a estrutura e o movimento do pé. O reconhecimento prematuro das patologias dos pé s é básico para oferecer uma melhor qualidade de vida e um melhor capacidade desportivo.
Ao longo o tempo laboral os nossos pé s são capazes de andar até 24 quilômetros num apenas dia, do mesmo jeito que abarcar toda a abundância associada à especificidade laboral de cada um de nós – achar-se, correr, acordar, acumular e abaixar escadas, acordar pesos, acarrear maquinaria ou veículos, mudar longos períodos de pé, etc.
Mais ou menos 20% de todas as queixas de saúde nos locais de trabalho estão relacionadas com lesões dos pés.
Pesquisas demonstram que os complicações dos pé s relativos com o trabalho estão várias vezes associados à inadequação e fraca qualidade do calçado. No momento em que alcançamos os 50 anos de idade os nossos pé s percorreram 86.000 quilômetros, fazendo com que fiquem mais susceptíveis a doenças e lesões.
Pesquisas clínicos demonstram que a partir dos 50 anos, estamos 80% mais susceptíveis ao progresso de artrite do pé e do artelho, do mesmo jeito que, 90% mais sujeitos ao progresso de deformações das articulações do pé e dos dedos dos pé s. As indivíduos com diabete estão em perigo de reproduzir complicações sérios nos pé s pelo facto de apresentarem modificações inerentes à enfermidade.
As modificações do achega sanguíneo e as modificações degenerativas dos pé s e das pernas diminuem a agilidade de afrontar em oposição a as infecções. Esses factores em conjunto, contribuem para a míngua da personalidade de cicatrização de feridas. Consultas de cotidiano são vitais para a saúde dos pé s do diabético.
A Associação Portuguesa de Podologia recomenda no mínimo uma consulta a cada 12 meses. É sugerido que visite o Podólogo constantemente que: Sentir dores nos seus pé s Mudar longos períodos de pé Observar complicações na pele ou unhas (unha encravada, alteração da coloração das unhas, calosidades, modificações da pele) Sentir de abominoso cheiro dos pés Anunciar um avaria nos pés