Sobre unhas encravadas

A unha do pé encravada, também denominada onicocriptose, dá-se quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha. Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores, mas sapatos inadequados e unhas não cortadas corretamente são as causas mais comuns.

O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não para de crescer, ela invade a pele, provocando os sintomas mais comuns, como dor e inflamação. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés, mas também raramente acomete as unha dos dedos das mãos.

À medida que esse processo avança, pode haver inchaço e formação de pus, com sangramento e dificuldade de calçar os sapatos habituais e até mesmo problemas para andar, permanecer em pé por tempos prolongados e praticar exercícios físicos.

• Predisposição genética;
  • Traumas no dedo;
  • Corte errado das unhas dos pés, com arredondamento dos cantinhos e corte exageradamente curto – causa mais comum;
  • Uso de sapatos muito apertados, de bico fino ou até muito largos;
  • Deformidades ortopédicas do pé ou dos dedos também podem gerar pressão excessiva no dedo;
  • Dificuldade física para alcançar o dedo do pé;
  • Problemas para cortar por conta de as unhas estarem muito grossas; Desprender ou separar os cantos das unhas também pode ocasionar uma unha encravada.

• Cortar a unha acompanhando a sua forma;
  • Não deixar na lateral da unha nenhuma pontinha;
  • Usar calçados confortáveis;
  • Evitar sapatos apertados e de bico fino;
  • Trocar de meias diariamente.

Tratamento

Um Podólogo poderá desencravar a unha, cortando as bordas da unha encravada com um bisturi, uma tesoura fininha de ponta reta ou alicate próprio, mas em alguns casos pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para desencravar a unha.

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica no local. Depois da aplicação do algodão ou gaze, se o indivíduo continuar com dores, pode tomar um remédio analgésico e  ou anti-inflamatório.

Unhas encravadas e inflamadas

O problema da unha encravada é que ela pode evoluir para uma condição pior: a inflamação. O trauma ou a machucadura gerada pela unha encravada pode levar a um processo inflamatório, porque a unha é interpretada pelo organismo como um objeto estranho e o corpo começa a criar defesa contra aquilo que está agredindo a pele. Neste momento, em geral, as pessoas cutucam o local, na tentativa de aliviar a dor. É assim que da inflamação pode virar uma infecção.  Portanto, antes de chegar a esse ponto, procure um Podólogo.

A inflamação acaba provocando muita dor, dificuldade para calçar e usar sapatos e problemas para caminhar. Por isso, é fundamental buscar um Podólogo o mais rápido possível, que irá fazer uma avaliação do caso.

O tratamento indicado é a remoção total da espícula (fragmento da unha que está encravado) e após a saída da secreção purulenta, o Podólogo faz uma limpeza local e um curativo, visando à cicatrização. Depois da remoção da espícula, o alívio da dor é imediato.

Após a cicatrização, caso necessário, é realizado um novo tratamento que consiste na correção do arco da lâmina ungueal. Este procedimento deve ser feito por um Podólogo capacitado a executar o procedimento sem danificar a unha ou matriz da unha.

Conheça outros artigos: Calos e calosidades: os “torturadores” dos pés

Gostou? Entre em contato com nossa equipe! Podólogos em BH !

%d blogueiros gostam disto: